quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Rembrandt - Gênio das artes - exemplo de artista protestante




Aula de Anatomia do Dr. Tulp, 1632 -Por Rembrandt - Info : Image, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=4450149

A Ressurreição (1636-1639) - Por Rembrandt - www.uni-leipzig.de : Home : Info : Pic, Domínio público, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=8470815


Rembrandt é um dos maiores gênios das artes em todos os tempos. Pintor e gravurista, ele é o maior nome da fase de ouro das artes na Holanda no século XVII. Suas obras têm diversos temas - cenas do cotidiano e sacras, retratos, além de autorretratos.  

O Pintor holandês, serve a nós, protestantes, como parâmetro de como pode-se fazer arte em nosso meio. Em "Aula de Anatomia do Dr. Tulp", percebemos além da sua exuberante técnica da cor e da luz, um tema totalmente ligado à ciência. Nada mais laico e expressivo da arte.

Em "A Ressurreição",  a mesma genialidade num tema da maior expressão para o cristianismo, sem que houvesse nenhuma motivação de adoração à obra ou a Deus por intermédio dela. Trata-se de arte. O mesmo comportamento pode ser visto nas suas inúmeras obras com o mesmo tema.

Visite o site Google Arts & Culture e conheça a variedade e exuberância da obra de Rembrandt e lembre-se que ele era protestante. Inspire-se. 



Rembrandt no Google Arts & Culture




Nenhum comentário:

Postar um comentário