Pastor Marcio Rocha - Comunidade Evangélica da Zona Norte
Em nossa última postagem, falamos sobre a possibilidade de interação da arte cristã com eventos seculares artísticos. Falamos sobre a experiência de Igrejas na cidade de Kessel, Alemanha. A região é sede de uma das maiores exposições de artes da Europa. Ao longo dos anos, a participação foi evoluindo de uma inicial reflexão e debates sobre igrejas e arte, até a realização de exposições nas Igrejas. Primeiro com artistas cristãos e depois com os templos abrigando trabalhos de artistas seculares.
Ao final da postagem, pegunto ao leitor o que ele acha sobre essa relação e como isso poderia acontecer no Brasil em eventos como a Art Rio e Bienal de São Paulo.
Hoje, Deus falou ao meu coração por intermédio do Pastor Marcio Rocha da minha Igreja, durante a pregação do culto da Santa Ceia. Ele falou sobre a Arca do Senhor, desde as instruções do próprio Deus para sua construção e uso, passando pelo sequestro pelos Filisteus, até a sua reconquista por Davi.
Já desenvolvemos aqui a importância da Arca e da Tenda do Encontro como marcos da instituição da arte por Deus. E por qual razão eu creio que Deus tenha dialogado comigo sobre arte no culto de hoje?
Pastor Marcio Rocha destacou 4 gerações e a preocupação de cada uma delas em manter, ou não o ambiente para a presença de Deus e a manutenção dos princípios do Reino. Eu ouvia a pregação e ia fazendo os links com o que venho escrevendo aqui. Acho que, involuntariamente, o Pastor nos deu dicas importantes.
O ambiente de Deus é Dele e nossa atitude deverá ser para sua adoração e louvor. Nosso mover, independente do tema, deverá sempre ir na direção do Reino para levar a sua palavra, sermos sal da terra e luz no mundo. Reitero a necessidade do amor, da sabedoria e da sintonia com o Espírito Santo para nos guiar em cada oportunidade de fruição da arte. Olhos e ouvidos atentos para entender a arte e perceber a vontade do Senhor. Neste sentido, acredito que precisamos orar para que mais artistas cristãos sejam levantados em nosso meio. Precisamos aproximar experiências já desenvolvidas nas Igrejas e criar um ambiente onde o Espírito Santo possa nos orientar de acordo com seus propósitos.
Veja o culto e deixe o Espírito Santo falar ao seu coração.
Nenhum comentário:
Postar um comentário