Recentemente, vi um Pastor de Jovens de uma Igreja no Rio de Janeiro alertar aos participantes de um encontro sobre arte cristã, que todos deveriam ter cuidado e não se iludirem com a Cultura pois, segundo ele, ela teria sua origem na descendência de Caim: Jubal era filho de Lameque e Ada, irmão de Jabal e meio-irmão de Tubalcaim.
O Pastor é um conhecido rapper cristão e sempre atuou em Igrejas com fortes ministérios de louvor, com música, dança, teatro e até samba. Portanto, assustou-me a sua declaração.
Segundo a Palavra, Jubal foi o pai de todos que tocam harpa e órgão, Jabal era o pai dos que habitam em tendas e criavam gado e Tubalcaim era mestre de toda arte de cobre e ferro (Gênesis 4:17-21). Não há na palavra nenhuma condenação de Deus no surgimento dessas habilidades. Portanto, na minha opinião, a fala do pastor é uma conjectura que busca âncora na genealogia de Caim pra dar base à sua opinião.
Não gosto dessas teorias genealógicas para justificar conceitos e heranças que se arrastam por todo tempo. Africanos sofreram com a teoria da descendência maldita de Cam - filho que expôs a vergonha de Noé. Não desconsidero que gerações possam carregar consigo heranças ruins de seus antepassados. Mas a vontade do coração do Senhor é muito mais inclinado à benção. É que nos diz a palavra:
"Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos."(Êxodo 20:5,6)
Da mesma maneira que o Pastor, eu poderia conjecturar dizendo que esses talentos foram obra do amor de Deus pelos descendentes de Caim, numa tentativa de dotá-los de meios de sobrevivência num ambiente que havia se tornado hostil após o pecado de Adão e Eva e do assassinato de Abel. Mas, eu não me sinto seguro em fazer tal afirmação, pois isso não está claro na palavra. Eu posso imaginar tal coisa e sentir isso em meu coração mas, talvez cometesse o mesmo erro do Pastor ao fazê-lo.
Portanto, prefiro ficar com a certeza de que o Senhor ama a música, os trabalhos em fundição, as edificações e toda sua criatura.
Bezabel, Oaliabe, Hirão-Abiu, foram homens instruídos por Deus para edificação do Tabernáculo e do Templo de Salomão. Davi foi um exímio músico, o soar das trombetas derrubou as muralhas de Jericó. Além de alimento para os homens, o boi serviu de sacrifícios ao Senhor, o que só foi substituído após a entrega de Jesus em amor por nós. O nosso sacrifício atual é adoração e seguir os exemplos de Jesus.
O Conselho do Pastor, não deve ser desconsiderado, porque enganoso é o coração do homem e o inimigo tenta nos desviar dos planos de Deus a todo instante e usa tudo o que está no mundo para este propósito. A arte não está livre disso e por muitas vezes foi usada de maneira que não agradou ao Senhor. Entretanto, impregnar a produção artística com o conceito de origem maldita não me parece correto. Tudo faz parte do processo do erro do homem e do seu resgate gracioso pelo Senhor. O Cordeiro esteve entre nós e voltará. A arte faz parte dessa trajetória.
Genelaogia de Caim
Fonte wikipedia - https://pt.wikipedia.org/wiki/Jubal
Nenhum comentário:
Postar um comentário