O famoso filme "Os Caçadores da Arca Perdida" do Diretor Steven Spielberg e estrelado por Harrison Ford fala de um dos maiores mistério da fé judaico-cristã. O filme foi um dos maiores sucessos de todos os tempos no cinema mundial. Mas esse texto falará da Arca do Senhor para dar continuidade às reflexões que temos desenvolvidos sobre cultura e fé cristã.
Temos falado aqui sobre a relação Arte x Adoração e a Palavra de Deus.
Todas as vezes em que Deus falou de aspectos estéticos de algo que deveria ser
construído pelo homem, isso estava ligado à adoração e acesso a Ele. Ao mesmo
tempo em que o Senhor estabelecia seus mandamentos, ele apresentava as suas
orientações formais para adoração.
No artigo " Sou cristão e sou artista. O que devo fazer?",
falamos de quando Deus orientou Moisés sobre a construção do Tabernáculo e da
Arca da Aliança, falamos também da relação da arte e dos altares erguidos ao
Senhor e de como isso está ligado às alianças de Deus com seu povo e com
a humanidade.
Buscamos identificar a preocupação do Senhor com a construção do Templo
de Salomão. Local fixo que abrigou a Arca durante muito tempo. Nada foi
feito sem levar em conta a forma e a beleza.
Tenho desenvolvido um raciocínio que coloca no centro dessas questões o
valor que o Senhor dá à sua criação, estando a arte entre elas em momentos
importantes do cristianismo.
Tanto o Tabernáculo quanto o Templo foram espaços meticulosamente feitos com a orientação de Deus para que reproduzissem o verdadeiro Templo que existe no céu e que foi transcrito a Moises no monte (Então levantarás o tabernáculo conforme ao modelo que te foi mostrado no monte) Êxodo 26:30. O Tabernáculo era móvel e o Templo fixo. Ambos feitos para abrigarem a presença do Senhor no meio do seu povo. São expressões do tempo da Lei, de sacrifícios, de impossibilidade do povo ter acesso direto a Deus e de quando somente o Sumo Sacerdote podia ultrapassar o véu do tabernáculo e ter acesso direto ao Pai.
Deus entende a adoração como algo especial entre Ele e nós. Não a divide
com nenhum outro ser ou objeto e espera de nós cuidado, atenção, amor e
compromisso nesse processo.
Não por menos, Deus irou-se com o povo adorando a outros deuses enquanto
Moisés recebia do Senhor as instruções para construção do Tabernáculo e da
Arca.
Na mesma lógica, o comportamento inadequado e desrespeitoso de Hofni e e Fineias, filhos do Profeta Eli, foi determinante para que a Arca fosse levado como espólio de guerra pelos Filisteus. Mas não demorou a retornar para Israel após o Senhor ter derrubado os ídolos Filisteus postos à frente da Arca e ter causado danos àquele povo. (I Samuel 2:22)
Davi recebeu a Arca de volta, mas em razão de ter as mãos sujas de
sangue, Deus não concedeu a ele a possibilidade de construir o Templo. Por
outro lado, se não construiu um templo, Davi foi o maior adorador da história.
É dele a autoria de 74 dos 150 Salmos. Deus o enviava para acalmar Saul com sua
música. E sua recepção à Arca quando do retorno dela à Israel é descrita na
Bíblia como expressão de grande adoração a Deus com cânticos e danças. E não
seriam a dança e os cânticos expressões tão ligadas à arte até hoje?
Coube apenas a Salomão a possibilidade de construir o templo, mas quando
deixou a soberba tomar-lhe o lugar da sabedoria concedida pelo Senhor e
passou a adorar a outros Deuses, acabou por ser o responsável pela divisão do
Reino de Israel e pela destruição do Templo. É fruto desse episódio o
desaparecimento da Arca.
Muitos anos depois, quando o templo foi reconstruído em Jerusalém -
(Templo de Zorobadel) a Arca já não integrava o seu interior e por suas portas
entrou mais tarade Jesus - o Cordeiro de Deus que com seu sangue nos garantiu acesso direto
ao Pai e nos livrou da necessidade de qualquer outro sacrifício para adoração.
É importante falar um pouco sobre esse Templo que foi reconstruído por Zorobadel. Deus usou o Rei Persa - Ciro para que autorizasse sua reconstrução. O Povo de Israel havia se afastado do Senhor e negligenciado com a adoração e a obediência a Deus. A queda de Israel, o cativeiro do seu povo e a destruição do Templo são frutos disso. E mesmo com esse decreto de um Rei de outro povo, ainda levou um tempo e lutas para a conclusão das obras desse Templo, o que se deu apenas depois da confirmação por outro decreto do Rei Persa - Dario. Esse saga é descrita no livro de Esdras e o que mais caracteriza a reconstrução é a preocupação com a reconstituição e fortificação dos muros da cidade e da estrutura do próprio Templo.
Creio que o Senhor
se referia à proteção não só de inimigos físicos, mas aos ataques que a sua
adoração e seu ambiente sofriam. Além da necessidade, por analogia, de que o homem
cuidasse de se proteger do pecado.
É a partir do desaparecimento da Arca que desejo retomar
a discussão sobre arte e Deus nesse texto. Não há certeza do destino da Arca
quando da destruição do templo de Salomão. São algumas as hipóteses. Segundo os
católicos, ela estaria escondida numa caverna. Há quem diga que ela pode estar
na Etiópia, ou perto da porta de Damasco, ou escondida pelos Judeus em algum
lugar de Jerusalém. Teria Deus a resgatado antes da destruição do Templo pelos
homens da Babilônia? Ou ela foi destruída? Após o registro da destruição do
templo, a próxima menção bíblica sobre o destino da Arca está em
Apocalipse 11:19, quando João a vê no Templo de Deus no céu:
"Então, abriu no céu o templo de Deus, apareceu a arca do seu testamento,
no seu templo, sobrevieram relâmpagos, vozes, um terremoto e uma grande chuva
de pedras". (Apocalipse 11:19) Seria a que sempre esteve no céu? Lembremo-nos que Moisés
copiou a original que estava no céu.
De toda forma, Apocalipse é o livro mais rico em alegorias, formas,
sons, luzes, texturas, brilhos, visões e elementos encontrados nas artes. A
Arca sumiu justamente nas mãos do exército da Babilônia, cujo povo é
marcado pela adoração a outros deuses e o pecado. Ela ressurge na narrativa do
Juízo Final que é precedido pela luta do bem contra o mal e que tem
Israel e Babilônia em lados opostos.
E o que dizer da Nova Jerusalém em que o Templo é substituído pelo
retorno do Senhor. Nela não haverá mais necessidade de local para que Ele se
faça presente. Ele terá voltado. Estará com os salvos.
É poderosa e rica a descrição:
O trono no céu
Depois destas coisas, olhei, e eis que estava uma
porta aberta no céu; e a primeira voz, que como de trombeta ouvira falar
comigo, disse: Sobe aqui, e mostrar-te-ei as coisas que depois destas devem
acontecer.
E logo fui
arrebatado em espírito, e eis que um trono estava posto no céu, e um assentado
sobre o trono. E o que estava assentado era, na aparência, semelhante à pedra jaspe e
sardônica; e o arco celeste estava ao redor do trono, e parecia semelhante à
esmeralda.
E ao redor do trono havia vinte e quatro tronos; e vi assentados sobre os
tronos vinte e quatro anciãos vestidos de vestes brancas; e tinham sobre suas
cabeças coroas de ouro.
E do trono saíam relâmpagos, e trovões, e vozes; e diante do trono ardiam sete
lâmpadas de fogo, as quais são os sete espíritos de Deus. E havia diante do trono um como mar de vidro, semelhante ao cristal. E no meio
do trono, e ao redor do trono, quatro animais cheios de olhos, por diante e por
detrás. Apocalipse 4:1-6
Ou ainda:
A mulher sentada sobre o monstro
E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas; Com a qual fornicaram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua fornicação. E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres. E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua fornicação; E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra. E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração. E o anjo me disse: Por que te admiras? Eu te direi o mistério da mulher, e da besta que a traz, a qual tem sete cabeças e dez chifres. A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, ainda que é. Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada. E são também sete reis; cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo. E a besta que era e já não é, é ela também o oitavo, e é dos sete, e vai à perdição. E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão poder como reis por uma hora, juntamente com a besta. Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta. Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis. E disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões, e nações, e línguas. E os dez chifres que viste na besta são os que odiarào a prostituta, e a colocarão desolada e nua, e comerão a sua carne, e a queimarão no fogo. Porque Deus tem posto em seus corações, que cumpram o seu intento, e tenham uma mesma idéia, e que dêem à besta o seu reino, até que se cumpram as palavras de Deus.E a mulher Apocalipse 17:1-18
A Nova Jerusalém.
E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido. E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus. E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas. E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E disse-me: Escreve; porque estas palavras são verdadeiras e fiéis. E disse-me mais: Está cumprido. Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim. A quem quer que tiver sede, de graça lhe darei da fonte da água da vida. Quem vencer, herdará todas as coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho. Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte. E veio a mim um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete pragas, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro. E levou-me em espírito a um grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu. E tinha a glória de Deus; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente. E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos dos filhos de Israel. Do lado do levante tinha três portas, do lado do norte, três portas, do lado do sul, três portas, do lado do poente, três portas. E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro. E aquele que falava comigo tinha uma cana de ouro, para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro. E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios; e o seu comprimento, largura e altura eram iguais. E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme à medida de homem, que é a de um anjo. E a construção do seu muro era de jaspe, e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro. E os fundamentos do muro da cidade estavam adornados de toda a pedra preciosa. O primeiro fundamento era jaspe; o segundo, safira; o terceiro, calcedônia; o quarto, esmeralda; O quinto, sardônica; o sexto, sárdio; o sétimo, crisólito; o oitavo, berilo; o nono, topázio; o décimo, crisópraso; o undécimo, jacinto; o duodécimo, ametista. E as doze portas eram doze pérolas; cada uma das portas era uma pérola; e a praça da cidade de ouro puro, como vidro transparente. E nela não vi templo, porque o seu templo é o Senhor Deus Todo-Poderoso, e o Cordeiro. E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada. E as nações dos salvos andarão à sua luz; e os reis da terra trarão para ela a sua glória e honra. E as suas portas não se fecharão de dia, porque ali não haverá noite. E a ela trarão a glória e honra das nações. E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro. Apocalipse 21:1-27
Mas o que podemos conjecturar para esse tempo em que vivemos, entre o
desaparecimento da Arca e o seu ressurgimento no Juízo Final?
Que sentido tem o espaço de Adoração a Deus, principalmente após a primeira vinda de Jesus? O que é adoração no tempo da Graça? Como acessar a Deus? O que Ele quer de nós e para nós? Que relação isso pode ter com a arte?
Deus entregou em sacrifício seu único filho por amor a nós. Não há mais necessidade de sacrifícios. O nosso coração é o templo de Deus. O plano da salvação está firmado nas promessas do Senhor, na sua graça e no cumprimento por nós dos seus mandamentos. O sentido da beleza e da perfeição que Deus expôs a Moisés e a Salomão para edificação do Tabernáculo e do Templo passa a ter o seu foco transferido das coisas físicas para a vida do homem e o nosso comportamento.
Antes, o modelo de adoração a ser copiado na terra era o do Templo do céu. Essas cópias eram o Tabernáculo, o Templo e a Arca. O modelo a ser copiado agora é Jesus e esse modelo se desenha e expressa em nós através do nosso comportamento - a busca da identidade com Jesus. A arca era uma memorial das alianças feitas entre Deus e o seu povo. Jesus a substituiu. Ela não está entre nós porque o próprio senhor não quis. Primeiro Jesus na terra, depois o Espírito Santo que está entre nós. O Senhor sabia que o povo erraria de novo, adoraria a outros deuses e seus mandamentos seriam novamente descumpridos. Mesmo assim, não desistiu de nós e enviou seu filho em sacrifício. Este sim cumpriu integralmente o que nós deveríamos fazer.
Isso fica claro quando Jesus entrou no templo durante seu Ministério na terra e o encontrou tomado de vendilhões de cordeiros que ultrajavam a adoração Ele próprio disse: "Derribai este templo, e em três dias o levantarei". João 2:19
O Templo profetizado por Ezequiel e o o Segundo Templo - A graça do Senhor os une.
Muito se debate sobre a diferença do Tempo de Zorobadel e as profecias
de Ezequiel (Ezeqiel: 40-44). Mas no que se refere a esses aspectos de orientações
formais de Deus, prefiro ater-me ao fato da fortificação e às
confirmações dos planos do Senhor descritas no Novo Testamento. Separadas por
muitos anos, a profecia de Ezequiel, durante o exílio babilônico, e
a carta de Paulo a Efésios são correlatas. Jesus - a expressão maior do amor e
da graça do Senhor, é o garantidor dessa promessa e conecta as duas palavras.
Ezequiel 44 .
Então me fez voltar para o caminho da porta
exterior do santuário, que olha para o oriente, a qual estava fechada.
E disse-me o Senhor: Esta porta permanecerá fechada, não se abrirá; ninguém entrará por ela, porque o Senhor, o Deus de Israel entrou por ela; por isso permanecerá fechada. Quanto ao príncipe, por ser príncipe, se assentará nela para sempre, para comer o pão diante do Senhor; pelo caminho do vestíbulo da porta entrará e por esse mesmo caminho sairá. Depois me levou pelo caminho da porta do norte, diante da casa; e olhei, e eis que a glória do Senhor encheu a casa do Senhor; então caí sobre o meu rosto. E disse-me o Senhor: Filho do homem, pondera no teu coração, e vê com os teus olhos, e ouve com os teus ouvidos, tudo quanto eu te disser de todos os estatutos da casa do Senhor, e de todas as suas leis; e considera no teu coração a entrada da casa, com todas as saídas do santuário. E dize ao rebelde, à casa de Israel: Assim diz o Senhor DEUS: Bastem-vos todas as vossas abominações, ó casa de Israel! Porque introduzistes estrangeiros, incircuncisos de coração e incircuncisos de carne, para estarem no meu santuário, para o profanarem em minha casa, quando ofereceis o meu pão, a gordura, e o sangue; e eles invalidaram a minha aliança, por causa de todas as vossas abominações. E não guardastes a ordenança a respeito das minhas coisas sagradas; antes vos constituístes, a vós mesmos, guardas da minha ordenança no meu santuário. Assim diz o Senhor DEUS: Nenhum estrangeiro, incircunciso de coração ou incircunciso de carne, entrará no meu santuário, dentre os estrangeiros que se acharem no meio dos filhos de Israel. Mas os levitas que se apartaram para longe de mim, quando Israel andava errado; os quais andavam transviados, desviados de mim, para irem atrás dos seus ídolos, levarão sobre si a sua iniqüidade. Contudo serão ministros no meu santuário, nos ofícios das portas da casa, e servirão à casa; eles matarão o holocausto, e o sacrifício para o povo, e estarão perante eles, para os servir. Porque lhes ministraram diante dos seus ídolos, e fizeram a casa de Israel cair em iniqüidade; por isso eu levantei a minha mão contra eles, diz o Senhor DEUS, e levarão sobre si a sua iniqüidade. E não se chegarão a mim, para me servirem no sacerdócio, nem para se chegarem a alguma de todas as minhas coisas sagradas, às coisas que são santíssimas, mas levarão sobre si a sua vergonha e as suas abominações que cometeram. Contudo, eu os constituirei guardas da ordenança da casa, em todo o seu serviço, e em tudo o que nela se fizer. Mas os sacerdotes levíticos, os filhos de Zadoque, que guardaram a ordenança do meu santuário quando os filhos de Israel se extraviaram de mim, eles se chegarão a mim, para me servirem, e estarão diante de mim, para me oferecerem a gordura e o sangue, diz o Senhor DEUS. Eles entrarão no meu santuário, e se chegarão à minha mesa, para me servirem, e guardarão a minha ordenança; E será que, quando entrarem pelas portas do átrio interior, se vestirão com vestes de linho; e não se porá lã sobre eles, quando servirem nas portas do átrio interior, e dentro. Ezequiel 44:1-17
Efésios 2
E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e
pecados, Em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe
das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência; Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne,
fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da
ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos
amou,
Estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo
(pela graça sois salvos), E nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais,
em Cristo Jesus; Para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça pela sua
benignidade para conosco em Cristo Jesus. Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de
Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais
Deus preparou para que andássemos nelas. Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados
incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos
homens; Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e
estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo. Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de
Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a
parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia
em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as
inimizades. E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto; Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito. Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos
santos, e da família de Deus; Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo
é a principal pedra da esquina; No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito. Efésios 2:1-22
Quando nos reencontramos com o Senhor e rendendo-nos a ele entregando nossa vida ao seu amor, fazemo-nos templo dEle.
A Igreja dos nossos dias (Templo físico - edificação) passa a ser espaço de congregação,
do mover do Espírito Santo e de reunião de um corpo que ultrapassa as paredes
do templo. A Igreja somos nós que nos reunimos dentro, mas também do lado de
fora do Templo. Esse é o ambiente e o formato em que a adoração se dá. Como diz
o meu Pastor - Marcio Rocha, um dos maiores adoradores que conheço: "Adoração é
um estilo de vida. Um estilo que visa ser semelhante a Jesus."
Surge então a última questão: por que o cristão deve envolver-se com a arte e que contribuição ela dá para a adoração?
Eu creio que a arte seja parte da materialização do que está em nós. Se estamos com Ele, se nos rendemos a ele, gozamos dos seu frutos.
Mas
o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade,
fé, mansidão, temperança. Contra estas coisas não há lei. Gálatas 5:22,23
Essas
características passam estar impressas em qualquer coisa que fazemos. Nas ações
e relações cotidianas.
Se o novo homem é um artista, suas obras terão essas marcas e mensagens. Independente delas anunciarem explicitamente ou não a palavra.
Vejamos o que está em Mateus:
Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Mateus 12:33-35
Quanta à arte em si,
Gosto muito de entendê-la como processo que evolve a comunicação. Há quem pinte
e quem veja, quem toque e quem ouça, quem escreva e quem leia. Quem interpreta a personagem e quem assista. O conteúdo é o que saiu do coração do artista. A reação do
receptor depende do que está no coração dele, ou na sua disposição de
preenchê-lo com o amor de Deus.
Neste sentido, gosto enteder a arte feita por um cristão como manifestação do Espírito Santo
seja a partir da manifestação através dos frutos, ou ainda através da manifestação do batismo dEle.
E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar; E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Asia, E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus. E todos se maravilhavam e estavam suspensos, dizendo uns para os outros: Que quer isto dizer? E outros, zombando, diziam: Estão cheios de mosto. Pedro, porém, pondo-se em pé com os onze, levantou a sua voz, e disse-lhes: Homens judeus, e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras. Estes homens não estão embriagados, como vós pensais, sendo a terceira hora do dia. Mas isto é o que foi dito pelo profeta Joel: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, Que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; E os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, Os vossos jovens terão visões, E os vossos velhos sonharão sonhos; E também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão; E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo. O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor; E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Homens israelitas, escutai estas palavras: A Jesus Nazareno, homem aprovado por Deus entre vós com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; A este que vos foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, prendestes, crucificastes e matastes pelas mãos de injustos;" Atos 2:1-23
Tenho colocado no altar do Senhor uma opinião de que a arte feita por um cristão é como se expressar em linguas estranhas. São códigos da criatividade humana inspirados por Deus e assim entendidos por quem a faz e por quem a recebe.
Assim como fruto, ele mostra a árvore que a gerou e a origem da semeadura. Treina os olhos e contribui para evitar ilusões daquilo que não provém de Deus.
O que dizer ao artista cristão e a quem se preocupa com esse tema?
Todos se preguntam o que pintar e o que fazer. Muitos perguntam o que é a Arte Cristã. O que determina a qualidade do que se produz?
Entendo que o foco inicial dessas questões, por mais paradoxal que pareça, não sejam as obras e nem as motivações que as geram. O que importa, o quadro ou o pintor? A escultura ou escultor? O público, ou o homem? A arte humana é processo resultante do que está no coração e na alma. A produção do artista expressa do que está cheio o seu coração e do sentido da sua vida. A percepção do receptor é a mesma coisa.
De que vale um
quadro cheio de mensagens boas, emitidas por um artista cuja vida seja
totalmente descasada dos propósitos de Deus? Aos olhos do Senhor, uma pintura
grotesca poderá ser parte do testemunho da transformação da vida do seu autor.
Deixe Deus agir. Se possível, o ajude nisso com o seu irmão.
Saulo perseguia os
cristãos. O que o separa do Apóstolo Paulo é a transformação do Espírito Santo
- fruto do amor e da graça de Deus. Saulo e Palo eram a mesma pessoa. Mas as obras do primeiro são impossíveis
para o Segundo e vice-versa. O amor de Deus os separou.
Assim como o testemunho de vida de uma pessoa evidencia o que significou sua entrega a Jesus, assim a obra do artista evidencia o que lhe foi concedido em graça. E a visão do espectador se transforma na medida em que ele se modifica.
Artista, peça a Deus
inspiração, que Ele te capacite a produzir o que o Senhor deseja. Mas antes,
deixe Ele transformar o seu coração.
Treine a técnica,
aprimore os conhecimentos da sua arte e se prepare para que Deus te use.
Talvez você seja
reconhecido como o novo gênio da arte e seu nome seja exaltado por suas
inovações artísticas e estéticas. Mas ao fim, importará o que a sua vida falará
de quem você é e a quem serve.
Você pode ter toda
sua grandiosa obra dedicada a temas religiosos e isso será uma benção. Mas, se
o genial pintor for reconhecido como um homem de Deus, seu testemunho será tão
importante quanto o alcance de suas obras. Isso sim, importa aos olhos de Deus.
Do que valerão 300
obras cristãs geniais feitas por artista cuja vida foi destruída pelo inimigo?
E eu duvido que um
traço de um artista antenado com Deus poderá ser motivo de vergonha aos olhos do
Senhor, independente do que ele pinte.
Quanto aos que
produzem obras "que não agradam ao Senhor". Ore por ele, dialogue com
ele na linguagem que ele entenda.
Ninguém combate a
pessoa cuja vida se quer ganhar para Jesus com ódio. A vida dela e sua
transformação integram o testemunho que ele dá. Os artistas e os amantes das artes precisam de pontes de diálogo. Mas não entre em searas e temas que
representam as brechas que você sabe que existem na sua alma e coração.
Erga e fortaleça os seu muros.
Lembre-se que sempre
será um processo da salvação da pessoa será dela com o Pai diretamente. As pessoas que estão
próximas disso são apenas instrumentos disponíveis para que o plano de Deus se
realize. E Ele os usa quando, como e se quiser pois, não precisa
disso para coisa alguma.
Recomendo ao artista
que busque sempre estar próximo de Deus. Congregue. Tenha vida de santidade e
oração. Vigie quanto às seduções inúmeras do mundo e que são tão fortes no
âmbito das artes. Entregue sua vida a Jesus. Ele guiará você como guia o
Engenheiro, o Médico e o Cientista. Ela vai te usar como e onde quiser.
Retomando ao raciocínio - O que importa, o quadro ou o pintor? A escultura ou escultor? O homem a ser salvo, ou o consumidor da obra de arte? É preciso reconquistar os corações dessas pessoas. Estimular os artistas que são cristãos a darem testemunho da sua fé e levar a palavra aos artistas que não professam a nossa fé.
O resto é com Deus e
no momento da volta do Senhor, os olhos e ouvidos dos salvos não terão
sido engados.
Muuuuuuito bom
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