sábado, 24 de outubro de 2020

Ainda Van Gogh - suas obras a partir de uma cosmovisão cristã




Van Gogh tem sido uma das principais inspirações do nosso Blog. Vejo na obra dele evidências de que Deus usou a vida desse gênio  para deixar um legado aos cristãos de hoje que produzam arte.

Conforme já dissemos anteriormente, Van Gogh tentou dedicar sua vida ao evangelho. Tentou ser Pastor e Missionário. Ao fracassar nessa tentativa, iniciou sua obra  artística de maneira mais sistemática e permanente. 

Ele não foi um artista que pintasse apenas temas religiosos, pelo contrário, ele pintou de tudo e nunca deixou de considerar que seu talento advinha de Deus. Nunca pintou o óbvio. Nunca deixou de treinar e buscar a excelência no que fazia. 

Neste sentido, eu  vejo duas missões para a Igreja atual diante do legado de Van Gogh: 

É preciso que novos artistas cristãos produzam cada vez mais e não se envergonhem da fé que possuem.  façam arte e deem Glória a Deus, seja através de sua arte, ou através de sua vida. Que o público veja através da sua arte a manifestação clara do amor e da Graça de Jesus. 

Além disso, considero que seja necessário olhar as obras de artistas protestante e  tentar compreendê-las a partir de perspectivas das motivações da fé de quem as fez. É preciso buscar e deixar fluir os dons da sabedoria e do conhecimento, mas também o do serviço e do encorajamento, sendo que todos eles partem do Espírito Santo de Deus.  

Nessa postagem,  trago exemplos de quadros de Van Gogh com elementos que podem nos apresentar um caminho para essa análise na relação dele com Deus.. 

Nos dois primeiros quadros, que fazem parte do início da produção dele, vemos um boi com jugo e sapatos recém tirados dos pés.. 

"Vinde a mim todos vós que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós meu jugo e aprendei de mim que sou manso e humilde de coração; porque meu jugo é suave e meu fardo é leve; e achareis descanso para as vossas almas" (Mateus 11.28-30)

Um momento chave da história do cristianismo foi quando Deus estava para estabelecer a aliança com  Moisés e também quando Bezalel e Oaliabe seriam alçados pelo próprio Senhor como homens das artes para realizarem a tenda do Senhor (Êxodo 31),  Chama-me  atenção a ordem dada a Moisés. 

"Deus continuou: Não te chegues para cá; tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa". (Êxodo).

Feita essa considera~]ao inicial, quero estimular você a olhar, ou rever, essas obras de Van Gogh  a partir de uma nova perspectiva.  Vinha, Bíblia, ciprestes, trigo, corvos, girassóis, luz, sol, céu, oliveiras e lírios. Que raízes são essas que Van Gogh deixou? O que floresce mais de cem anos após a sua morte se interpretadas numa cosmo visão cristã?.

Para que lhe sirva de inspiração, leia a carta de Van Gogh  para seu irmão, em que ele relata um sermão ouvido numa Igreja em Amsterdam. O tema era "só" o Sermão da Montanha:

Amsterdã, 21 de outubro de 1877

 Meu caro Theo,

 "Estive no culto cedo esta manhã (Noorderkerk),  depois andei um pouco pela cidade, os canais são especialmente bonitos agora que as folhas das árvores têm as cores do outono, e depois fomos à igreja inglesa e ouvimos um som muito bom. Um sermão sobre 'Não pensar em sua vida”  ,  dizendo: O que devemos comer? Ou o que devemos beber? Ou com que roupa estaremos vestidos? Pois depois de todas essas coisas os gentios procuram: pois seu Pai Celestial sabe que você precisa de todas essas coisas. Mas busque primeiro o Reino de Deus e Sua justiça; e todas estas coisas serão acrescentadas a você: Não pense, pois, no dia seguinte, porque o dia seguinte pensará nas coisas de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal'. E ele também falou do precedente 'Eis as aves do céu'  e considera os lírios do campo. Havia uma congregação bastante grande e agradável. Gosto muito dessa igrejinha, e muitas pessoas lá provavelmente se lembram de coisas e lugares que não são familiares para mim também" 

Vincent Van Gogh


Por fim, uma dica. Conte quantos girassóis estão no vaso,  e quantas pessoas há no Terraço do Café, quantas estrelas há na Noite Estrela e quantas fontes de luz há na Noite Estrelada sobre o Ródono.