segunda-feira, 29 de junho de 2020

Igrejas e arte numa das maiores exposições da Europa - a DOCUMENTA, Kessel - Alemanha





Quero compartilhar com vocês informação que considero da maior importância para os estudos  sobre o diálogo de Igrejas com a arte. É o exemplo das Igrejas na Cidade de Kessel - Alemanha, onde acontece a cada cinco anos  uma das maiores exposições de arte contemporânea da Europa - A Documenta.



Há mais de 40 anos, essas Igrejas participam da Documenta de alguma forma. Realizam seminários acerca da relação entre religião e arte, recepcionam obras de artistas seculares e já desenvolveram exposições com temáticas próprias. Destaque para a X Edição, em 1997, quando o  Publicitário, curador e especialista em mídia, Andreas Mertin organizou a exposição "Preparação e visualização. Experiência e Estética Hoje" na Igreja MartinKirche. 

Andreas Mertin foi um dos estudiosos e produtores mais interessantes que encontrei nas pesquisas que venho desenvolvendo e recomendo muito a sua leitura. 


Uma outra sugestão de leitura é o site alemão - Revista de Teologia,  com vários artigos sobre arte e teologia https://www.theomag.de/ . Especialmente o artigo "Exposições de arte em salas de igreja. 





Esse tema merece muita atenção pois, são muitos os desafios para construção desse diálogo. Percebam que no caso das Igrejas de Kessel, os artistas seculares expuseram no interior dos tempos. Como  as Igrejas devem orientar sua atuação? Como estabelecer critérios de curadoria nesses casos? Que limites estão colocados para artistas não cristãos terem suas obras expostas no templos?

E o mais importante: imaginemos como isso poderia ocorrer no Brasil em eventos como a ArtRio, a Bienal de São Paulo, o Festival de Escultura do Rio e tantos outros? Esse caminho é apropriado? Quando, de que maneira, com quais temáticas? Creio que os nossos leitores devem estimular esse debate nos circuitos onde atuam. Fica a dica!!


quinta-feira, 11 de junho de 2020

Breve história de uma revelação de Deus através da arte.



Eu sou o cara da foto na imagem acima e o desenho ao lado é da artista e estudante de Artes da UERJ, Paula Dutra.

Essa montagem revela uma história sobrenatural. Dias antes de concluir um dos textos que mais gosto nesse nosso blog, eu estava com muitas preocupações sobre os possíveis efeitos que ele poderia causar em jovens artistas cristãos.  O texto era "Sou cristão e sou artista. O que devo fazer?" e se baseava em várias impressões e preocupações que tenho sobre esse assunto e suas conexões com a Palavra e o plano de Deus através da arte.

O texto estava chegando ao fim e resolvi parar um pouco para descansar. Quando passei no quarto da minha filha, percebi que ela estava conversando com uma amiga artista e falavam sobre o blog. Ela me chamou e conversei por alguns minutos com elas por vídeo conferência justamente sobre as angústia de jovens artistas cristãos e ela falou muito dos conflitos e dúvidas que enfrenta

A conversa fluiu de maneira linda e percebi que o novo texto estava no caminho certo.

A Paula nunca havia me visto antes  e muito menos conhecia essa minha foto quando postou esse desenho. O meu texto falava diretamente ao coração dela e o desenho que ela havia feito refletia muito o meu rosto e muitas das angústias que enfrento.

Vejo claramente uma conexão estabelecida pelo Senhor nesse episódio.Espero que o nosso blog também seja instrumento de Deus em sua vida e na sua produção artística.

Conheça o trabalho da Artista:

@paula_vsd